Príncipe Friso da Holanda morre aos 44 anos

Príncipe Friso da Holanda morre aos 44 anos

Ele sofreu acidente de esqui em fevereiro de 2012, na Áustria


Morreu nesta segunda-feira (12) aos 44 anos o príncipe Friso da Holanda, irmão do rei Willem-Alexander. Ele foi vítima das sequelas provocadas por um acidente de esqui em fevereiro de 2012, na Áustria, que o deixou um ano e meio em coma.

Segundo comunicado do palácio real holandês, a morte foi causada pela falta de oxigênio no cérebro, uma das sequelas de uma avalanche enquanto esquiava em Lech, na Áustria. Praticante experiente, ele trafegava em uma área não delimitada, com alto risco de desmoronamento de neve.

O príncipe ficou soterrado por 20 minutos até ser resgatado e levado para um hospital austríaco até ser transferido para Londres. Permaneceu em coma até finalmente mostrar “sinais de um estado de consciência muito fraco” em novembro. Desde então, não evoluiu mais.

Em julho, ele foi transferido do hospital para uma ala de terapia intensiva criada pela família real no palácio da família em Haia, residência de sua mãe Beatrix, onde recebia tratamento de uma equipe médica.

Friso nasceu em 25 de setembro de 1968 em Utrecht (Holanda) e se casou em 2004 com Mabel, com quem teve duas filhas, Luana e Zaria, de 8 e 7 anos, respectivamente. A família vivia em Londres. Como o governo holandês não autorizou seu casamento, ele já não formava parte da Casa Real holandesa, mas conservava o título de “Príncipe de Orange-Nassau 

DATA 12/08/2013