CRIANÇAS E ADOLESCENTES GUARANI E KAIOWÁ VÃO VISITAR O PALÁCIO DO PLANALTO


 CRIANÇAS E ADOLESCENTES GUARANI E KAIOWÁ VÃO VISITAR O PALÁCIO DO PLANALTO
Crianças e adolescentes Guarani Kaiowá vão visitar o Palácio do Planalto
Cerca de 40 crianças e adolescentes Guarani Kaiowá das aldeias de Panambizinho, Tey Kue, Kurusu Ambá, Ipoy e Guaiviry, que estão em Brasília, têm uma visita guiada agendada pelo Palácio do Planalto, terça-feira (22/10), a partir das 16h.

Eles serão recebidos pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Pela manhã, elas participam do Fórum “Direitos e Cidadania na Visão de Crianças e Adolescentes Guarani Kaiowá”, que será realizado no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Os Guarani Kaiowá estão em Brasília para expor suas demandas e discutir seus direitos com representantes do poder público. Para dialogar com as crianças e adolescentes foram convidados representantes de ministérios e autarquias do governo federal. Entre outras autoridades, estará o Secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria da Presidência da República, Paulo Maldos.

A realização do fórum é uma iniciativa da OSCIP Imagem da Vida, viabilizada por meio de uma parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos – SDH/PR e Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), e com apoio do gabinete da deputada federal Janete Capiberibe.

O Fórum “Direitos e Cidadania na Visão de Crianças e Adolescentes Guarani Kaiowá” dá continuidade ao trabalho iniciado em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) há cerca de três com crianças e adolescentes Guarani Kaiowá das aldeias de Panambizinho, Tey Kue e Kurusu Ambá.

Participaram de oficinas de fotografia e redação de entrevistas do projeto Olhares Cruzados Guarani Kaiowá PaÎ Tavyterã, e que resultou em um documentário, um livro e uma exposição apresentada em abril de 2013 na Semana do Índio na Câmara dos Deputados.

Os Guarani e Kaiowá são a mais populosa etnia indígena do Mato Grosso do Sul. A partir desse pano de fundo, o fórum “Direitos e Cidadania na visão de crianças e adolescentes Guarani Kaiowá” visa dar voz às crianças e aos adolescentes Guarani Kaiowá para exporem suas demandas, seus anseios e suas exigências por direitos que sejam atendidos pelo poder público e respeitados pela população FOTO MARY DE OLIVEIRA
DATA 22/10/2013 CAMPO GRANDE MS