Iluminação Pública Muito Precária no Município de Amambai/MS

EDITORIAL

ILUMINAÇÃO PÚBLICA MUITO PRECÁRIA NO MUNICÍPIO DE AMAMBAI/MS

O promissor município de Amambai/MS, localizado na região sul-fronteira, possivelmente um futuro pólo comercial, durante o dia, é um município bonito e aprazível. Mas no período noturno, vive atualmente sofrendo com inúmeros problemas estruturais, e dentre eles cita-se a Iluminação Pública. 

O Grupo Entre Fronteiras vem a público informar toda a população amambaiense sobre a questão de iluminação pública, que em algumas regiões do município, se faz muito necessário mais atenção do poder público municipal, ou seja, quanto aos reparos de luminárias; poda da copa das árvores; inclusive, a instalação de novas luminárias públicas em certas regiões do município. 

A redação cita como exemplo, a Avenida Pedro Manvailler (Rua Cel Valêncio de Brum, prolongamento MS-156). Em diversos pontos, facilmente encontra-se pontos de escuridão, seja por falta do poste de iluminação pública; seja pela luminária do poste de iluminação estar queimada; seja pela copa das árvores estarem espessas, a ponto de não deixar iluminar o local pretendido.

Após a rotatória para MS-289 (Cel Sapucaia/MS), visivelmente percebe-se a falta de iluminação pública apropriada para o local. A escuridão a partir deste ponto, piora com a aproximação da Ponte do Rui Panduí, junto a Vila Limeira, que muito necessita deste benefício público.



INSEGURANÇA

Caso 1:
Neste ano, na Avenida Pedro Manvailler, próximo a Escola Dragões de Fogo, houve um assalto a mão-armada à uma jovem moradora, que teve seu celular roubado. Em relato, a vítima que deseja manter anonimato, disse a nossa redação que a impressão que teve foi a que o assaltante esperou ela se aproximar da escuridão que existe naquele local.

Caso 2:
Em outro momento, a nossa redação foi procurada por moradoras da Vila Militar e da Vila Limeira, que tinham o hábito de fazer caminhadas noturnas, mas que agora, com toda a escuridão da região, nem mesmo acompanhadas se arriscam a caminhar.

Na região da Ponte do Rio Panduí (subindo ou descendo pela via), precisa com urgência de instalação de novas luminárias, que possam iluminar inclusive os lotes lindeiros.



SEGURANÇA

A iluminação pública é fundamental para se evitar e coibir qualquer tipo de ato violento contra as pessoas, em especial as crianças, mulheres e idosos.

Porque é fato e notório, que tendo iluminação pública apropriada no local, que ilumine todo o caminho, iluminando além da via, a calçada, como também dos imóveis adjacentes (lotes lindeiros). Onde, o cidadão de bem pode se antecipar de algum futuro ato violento contra sí, como também quem o acompanha. Nesse ponto que ressaltamos o fato fundamental da prevenção. 

A prevenção contra futuros atos de violência, como: assaltos, estupros, ataques, atentados, entre outros.

É sabido que em toda Avenida Pedro Manvailler (Rua Cel Valêncio de Brum, prolongamento MS-156), podemos encontrar inúmeros pontos de escuridão, e que diante das informações repassas pelo Grupo Entre Fronteiras, a Prefeitura Municipal de Amambai tem a obrigação, o dever de resolver esse grave problema de insegurança pública.

"A prevenção é o caminho!
Não espere acontecer algum fato grave para tomar alguma providência!
Tenha atitude de tomar providência agora!"

EDITOR: Carlos Fleitas 
Amambai/MS, 23 de Junho de 2016