Operação “Bituca” Apreende Mais de 6 Milhões de Reais em Cigarro Contrabandeado do Paraguai

OPERAÇÃO “BITUCA” APREENDE MAIS DE 6 MILHÕES DE REAIS EM CIGARRO CONTRABANDEADO DO PARAGUAI
Durante uma operação de repressão ao contrabando de cigarro denominada “BITUCA”, realizada por policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), foram apreendidos mais de 3mil caixas de cigarro produto de contrabando do Paraguai, totalizando 161mil pacotes, carga está avaliada em 6,8 milhões de reais.
A primeira apreensão ocorreu na tarde da dessa quinta-feira(18), durante um deslocamento na cidade de Campo Grande/MS no Jardim Tijuca, sendo que foi observado pela equipe policial que duas carretas, sendo uma VW branca com placas de Campo Grande/MS e uma IVECO de cor azul com placas de Curitiba/PR, atrelado a um bitrem. Pela localização das carretas, foi realizada vistoria preliminar que culminou na localização de 2200 caixas de cigarro, produto de contrabando do Paraguai, não sendo localizado o condutor das carretas. As carretas foram encaminhadas juntamente com a carga avaliada em quase 5 milhões de reais até a Receita Federal do Brasil em Campo Grandes/MS, onde ficaram apreendidas.
Outro caso ocorreu na manhã dessa segunda-feira(22), durante bloqueio policial na MS 164, próximo ao distrito de Vista Alegre, região de Maracaju/MS, sendo que foi observado pela equipe policial que um veículo VW Santana de cor prata, com placas de Chapadão do Céu/GO, ao perceber o bloqueio policial adentrou em uma estrada vicinal, em meio a lavoura. Os policiais deslocaram até o local e localizaram o veículo, sendo que em seu interior continham 20 caixas de cigarro produto de contrabando do Paraguai, que totalizaram 1mil pacotes. Junto ao veículo foi abordado um homem de 48 anos, morador na cidade de São Gabriel do Oeste/MS, que confessou que estaria levando a carga de Pedro Juan Caballero para a cidade de Campo Grande/MS, recebendo 500 reais pelo transporte. A carga avaliada em 45mil reais foi entregue na Policia Federal de Dourados/MS.
A última apreensão ocorreu na madrugada dessa terça-feira(23), durante patrulhamento itinerante BR 267, que liga as cidades de Maracaju a Guia Lopes da Laguna, sendo abordado um caminhão Baú VW/24.280, com placas de Macaíba/RN, conduzido por um jovem de 33 anos, morador na cidade de Mineiros/GO. Durante a fiscalização foram localizadas 1mil caixas de cigarro de origem paraguaia produto de contrabando no interior do Baú, que totalizaram 50mil pacotes. A carga avaliada em 2,3 milhões de reais, foi pega no distrito de Vista Alegre e teria como destino a cidade de Campo Grande, sendo que o condutor confessou que receberia a quantia de 1,5 mil reais pelo transporte. A carga foi encaminhada até a Delegacia de Polícia Federal de Dourados/MS.
As ações pontuais contra esse tipo de crime (contrabando), são eficientes no sentido de descapitalizar o crime organizado que atua na fronteira do Brasil com o Paraguai, crime este que não sobrevive apenas do tráfico de drogas e armas, diversificando os ilícitos praticados no Brasil e construindo uma cadeia criminal bastante complexa, agregando milhares de pessoas. Conclui o diretor do DOF e responsável pelas operações Coronel Ary Carlos Barbosa.
DOF/MS, 24 de Agosto de 2016