Polícia Federal (PF) Aves exóticas são apreendidas no Aeroporto de Vitória

Aves exóticas são apreendidas no Aeroporto de Vitória 

Uma operação conjunta entre o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Polícia  Espírito Santo (Idaf) e a Polícia Federal (PF) resultou na apreensão de três aves exóticas que seriam transportadas de forma irregular para os municípios de Salvador/BA e Florestópolis/PR
O responsável foi identificado após denúncia anônima recebida pelo Idaf e preso em flagrante pela PF na manhã da quinta-feira (22/12), no Aeroporto de Vitória, enquanto tentava embarcar.
Para o transporte de aves é obrigatória a Guia de Trânsito Animal (GTA) emitida pelo Idaf. No caso de aves exóticas, é pré-requisito a apresentação da Autorização de Transporte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O responsável informou que se tratavam de calopsitas, entretanto, estavam sendo transportadas duas aves ring neck e uma rosela. Juntas elas seriam comercializadas por mais de R$ 8 mil, disse a médica veterinária do Idaf Luciana Fischer.
Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama), no município de Serra/ES.


O responsável foi autuado em flagrante e responderá pela prática de uso de documento falso, com penas que podem chegar a 5 anos de reclusão e multa, sendo em seguida encaminhado ao Presídio.